Veja o que fazer no Centro de São Paulo no aniversário da cidade

Programação de aniversário de 472 anos de São Paulo tem museus gratuitos, shows, exposições e passeios

É aniversário de São Paulo! A cidade comemora 472 anos de fundação oficial. E o Centro está repleto de coisas pra fazer neste fim de semana, de entrada gratuita em museus a shows de música, teatro, eventos em bibliotecas e centros culturais. Além das feirinhas de artesanatos que a gente ama.

Confira os espaços culturais que estão com entrada gratuita neste fim de semana:

Museu da Língua Portuguesa: entrada gratuita aos sábados e domingos.

Museu Catavento: entrada gratuita.

Museus Casa: entrada gratuita.

Museu das Culturas Indígenas: entrada gratuita sábado e domingo.

MIS: exposições Nova Fotografia, Jean Manzon e Linha do Tempo da Fotografia com entrada gratuita.

Pinacoteca de São Paulo: entrada gratuita sábado e domingo.

Museu da Imigração: entrada gratuita sábado e domingo.

E veja a programação especial gratuita para o aniversário da cidade:

Pinacoteca de São Paulo
Ensaios abertos: Afro Ilu Obá de Min

Como parte da programação da exposição Trabalho de Carnaval, a Pinacoteca recebe quatro encontros da instituição Afro Ilu Obá de Min para ensaios pré-carnavalescos. Reconhecido por sua atuação artística e política na valorização da cultura negra e feminina, o grupo ocupa a praça da Pina Contemporânea com tambores, dança e canto, transformando o museu em espaço de encontro e celebração das tradições afro-brasileiras.

Data: 25 de janeiro, das 15h30 às 18h
Endereço: Av. Tiradentes, 273 – Pina Contemporânea

Museu Catavento 
Roda de Samba com Batucadas Pretas

A Batucada das Pretas possui trajetória consistente no campo da cultura popular. Trata-se de um projeto sociocultural da Zona Leste de São Paulo que utiliza o samba como ferramenta de inclusão, fortalecimento identitário e resistência. Suas apresentações trazem releituras de sambas tradicionais e reflexões que conectam música, ancestralidade e território.

Data: 25 de janeiro
Horário: 12h
Local: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo


Oficina Sons e Ritmos de Sampa

Nesta oficina, você vai aprender a criar seu próprio tambor ou ganzá, essencial no samba, são instrumentos musicais tradicionais brasileiros.

Data: 25 de janeiro
Horário: 11h e 14h
Local: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo
Retirar senha no site

Museu das Culturas Indígenas

Roda de conversa com Akayse Fulni-ô e Kerexu Mirin, mediada por Emerson Baré Puranga, que propõe reflexões sobre o território, a ocupação da cidade e a resistência dos povos originários na metrópole.
Data: 25 de janeiro, das 10h30 às 12h
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca

Museu das Favelas

Da Ponte Pra Cá: As Histórias Que a Cidade Não Conta
Visita mediada, que convida o público a percorrer o Museu das Favelas a partir de sua presença no centro de São Paulo, conectando o acervo às histórias, vivências e territórios que constroem a cidade reconhecendo as memórias negras, indígenas e periféricas. 
Lotação: 25 pessoas
Programação: Visita Mediada com o Núcleo de Educação 
Data/horário: 24 de janeiro – 14h às 16h30
Endereço: Largo Pateo do Colégio, 148

CriaPerifa 
Evento que celebra a cultura e o empreendedorismo dos territórios, com uma programação que reúne atividades, rodas de conversa e painéis sobre arte, música, cinema e moda. A proposta é fortalecer vínculos entre jovens comunicadores e artistas das periferias.

Data/horário:  24 de janeiro – 11h30 às 17h
Endereço: Largo Pateo do Colégio, 148

Festa de Favela
Em parceria com o Coletivo Perifanálise, de São Mateus, o Museu das Favelas promove uma festa que celebra a criação periférica por meio da música, da dança e da memória coletiva.
Data: 25 de janeiro, das 13h30 às 17h
Endereço: Largo Pateo do Colégio, 148

Di Quebradinha 
Brincadeiras de rua, jogos coletivos e oficinas que celebram a infância e o brincar como forma de aprendizado. A atividade é aberta ao público infantojuvenil e às famílias, criando um ambiente acolhedor e divertido, que reúne crianças, jovens e adultos em momentos de troca, convivência e imaginação, com a Cia Nosso Brincar.
Data/horário: 24 e 25 de janeiro – 14h às 17h 
Endereço: Largo Pateo do Colégio, 148

Casa das Rosas

Exposição “Mirante da Paulista”

A mostra celebra os 90 anos do espaço, projetado na década de 1930 com um mirante frontal voltado para a Avenida Paulista. A proposta é revisitar a história da Avenida Paulista a partir do olhar contínuo da Casa, entendendo-a como testemunha ativa das transformações urbanas da cidade.

Data: 25 de janeiro, a partir das 11h
Endereço: Av. Paulista, 37

MASP

Programação do Sesc Verão no Vão do Masp durante todo o fim de semana e entrada gratuita no museu no domingo. Reserve seu ingresso neste link.

Data: 24 e 25 de janeiro

Endereço: Avenida Paulista, 1578

Maurício de Sousa no Theatro Municipal

Os 90 anos do cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, serão lembrados no concerto “Mitos Sonoros – FilarMônica”, às 17h, no Theatro Municipal, com a Orquestra Experimental de Repertório regida por Wagner Polistchuk. No repertório, canções dos personagens de quadrinhos, mescladas com músicas de gosto pessoal do cartunista.

A retirada dos ingressos começa a partir de sexta-feira (23), às 12h, no site, bem como na bilheteria do Theatro, duas horas antes do evento.

Data: Domingo, 25 de janeiro

Horário: 17h (duração de 80 minutos)

Local: Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo

Obra do Alex Flemming exibe rostos ilustrados de ex-funcionários e usuários da biblioteca em vidro transparente na lateral da Biblioteca

Biblioteca Mário de Andrade

A programação de 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade traz várias atrações no dia 25 de janeiro. Fundada em 1925, a Biblioteca é a maior em estrutura no estado e a segunda maior do país. Entre os eventos, o acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga divulga repertórios de Bossa Nova, MPB, Samba e Hip-Hop, há apresentações de dança “Toré do Povo Pankararu”, xadrez no Jardim Contemplativo, shows musicais e a visita mediada que destaca a atuação do escritor Mário de Andrade como gestor cultural e intelectual.

Domingo | 25/1

12h às 16h – Xadrez no Deck

A atividade tem como objetivo estimular o raciocínio lógico, a concentração e o pensamento estratégico dos participantes, em um ambiente acolhedor. Por meio de partidas orientadas e momentos de interação, os participantes desenvolvem habilidades cognitivas e sociais, promovendo a integração, o aprendizado e o gosto pelo jogo de xadrez como ferramenta educativa e cultural.

14h – visita mediada “Entre páginas e ruas: Mário de Andrade e sua São Paulo”  com o Educativo da Biblioteca

A visita mediada propõe um percurso em diversos espaços da Biblioteca, investigando a atuação de Mário de Andrade como escritor, intelectual e gestor cultural. A visita destaca a relação de Mário com a cidade de São Paulo: território que inspirou suas obras, poemas e reflexões sobre identidade, modernidade e pertencimento. A pesquisa propõe revelar Mário de Andrade como um pensador da cidade em constante transformação.

15h – Toré | Pankararus

O Toré é um ritual importante para muitos povos indígenas, pois coloca em movimento não apenas suas manifestações estéticas e culturais, mas também as manifestações do mundo sensível, em que os Encantados são chamados para dançar junto no mundo terrestre.

Biblioteca Monteiro Lobato

Afrografias e Memórias: Contando São Paulo – Cia Kaçulas de Teatro

Contação de História

Uma contação de histórias, com duração de 60 minutos, que celebra a vida e a obra de dois artistas negros que marcaram a história das artes em São Paulo: Carolina Maria de Jesus e Mário de Andrade. As narrativas exploram suas contribuições artísticas, memórias e visões de mundo, trazendo reflexões sobre diversidade, arte e desigualdade social para o público infantil.

24 de janeiro às 11h -Praça Rotary, Vila Buarque

Museu da Cidade de São Paulo

Visita guiada “Entre a Várzea do Carmo e o distrito da Glória: memória em disputa no bairro da Liberdade”

A visita percorre a região da antiga Várzea do Carmo, onde estão o Solar da Marquesa de Santos, a Casa da Imagem e o Beco do Pinto, até o atual bairro da Liberdade, antigo distrito da Glória. Os inscritos descobrem curiosidades e importância de monumentos, ruas e logradouros presentes no trajeto, além de histórias que costumam ser apagadas, como a do bairro da Liberdade. Entrada por ordem de chegada com ocupação máxima de 20 pessoas.

Quando: Sábado, 24 de janeiro | 10h

Onde: Solar da Marquesa de Santos – R. Roberto Simonsen, 136

Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa Com Ananda Castilho

O Baile Black é uma das principais formas de sociabilidade cultural nas periferias de São Paulo, sendo um espaço de resistência, afirmação da identidade e celebração da cultura negra. Dentro desse contexto, os passinhos Flash Black surgem como uma das expressões mais vibrantes e representativas dos bailes black. A vivência proporcionará não só uma introdução à prática dessa dança, mas também uma reflexão sobre o papel desses bailes na construção da identidade e da memória negra de São Paulo. Ao realizar este projeto no Solar da Marquesa de Santos, o objetivo é ocupar simbolicamente um espaço histórico da cidade com a energia e a vitalidade da cultura negra contemporânea.
Entrada por ordem de chegada com ocupação máxima de 30 pessoas.

Quando: Domingo, 25 de janeiro | 13h

Onde: Solar da Marquesa de Santos – R. Roberto Simonsen, 136

Arquivo Histórico Municipal

Para o aniversário de 472 anos da cidade de São Paulo, o Núcleo Educativo do AHM convida para uma visita temática que discutirá a criação e expansão da cidade. Esta visita propõe explorar o histórico da cidade por meio de reproduções de documentos do Arquivo Histórico Municipal e de aspectos arquitetônicos do edifício em que o AHM está localizado, uma construção de 1920. Na ocasião os visitantes terão acesso a espaços restritos do edifício. Atividade gratuita e presencial, com retirada de ingressos via Sympla.

Atração: Visita temática – Edição de aniversário de São Paulo

Quando: Sábado 24/01 | 10h30

Tecnologias da terra: Oficina de argila – Edição de aniversário de São Paulo

Comemorando os 472 anos da cidade de São Paulo, o Núcleo Educativo do AHM preparou uma oficina prática que unirá o saber tradicional do manuseio do barro com formas de pensar o histórico da cidade. Partiremos deste material para criar pequenos objetos utilizando técnicas de argila. Através desta prática, os visitantes serão convidados a repensar as relações moldadas com a cidade urbanizada, que foi, historicamente, construída por meio do uso do barro. Aberto a todos os públicos, com ou sem experiência prévia em modelagem com argila. Atividade gratuita e presencial, sem necessidade de inscrição. Entrada por ordem de chegada com ocupação máxima de 20 pessoas.

Quando: Sábado 24/01 | 14h

Onde: Arquivo Histórico Municipal – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro

Festival Metrópole

Festival de economia criativa da Galeria Metrópole, com feirinhas de artes e artesanato, shows e outras atrações. Veja programação completa aqui.

Galeria Metrópole: Avenida São Luís, 187

Jogos no Shopping Frei Caneca

O Shopping Frei Caneca recebe, nos dias 24 e 25 de janeiro, a ação ‘Jogaderia’, uma experiência gratuita que convida crianças, jovens e adultos a se desconectarem das telas e se divertirem com os tradicionais jogos de tabuleiro. A atividade gratuita acontece no Lounge Frei, das 14h às 20h. 

Durante os dois dias, o espaço conta com seis mesas de jogos simultâneos e uma seleção especial que inclui títulos para diferentes idades e níveis de experiência, tudo isso com curadoria da PaperGames, uma das principais editoras de jogos de tabuleiro do país.

Serviço
Jogaderia no Shopping Frei Caneca
Datas: 24 e 25 de janeiro
Horário: das 14h às 20h
Local: Lounge Frei – Piso 1