Diálogos: “As pessoas têm vontade de ir às ruas, andar, passear e construir uma cidade melhor”, diz Mauro Calliari
Diálogos A Vida no Centro (dia 26 de setembro) terá talk show com Mauro Calliari, Mestre em Urbanismo e autor do livro “Espaço público e urbanidade em São Paulo”; veja a programação completa e como se inscrever gratuitamente para o evento
O quê: 2º edição do Diálogos A Vida no Centro (“A retomada do espaço público”)
Data: 26 de setembro
Horário: das 19h30 às 22h
Endereço: Praça Roosevelt, 210 (SP Escola de Teatro).
Entrada: gratuita mediante inscrições antecipadas por meio deste link.
“Sim, algo de novo está acontecendo com as pessoas nas grandes cidades. O interesse em retomar espaços públicos parece ser parte de um movimento global”. Quem diz isso é Mauro Calliari, administrador de empresas formado pela FGV, com MBA pela Universidade Bocconi, em Milão, e mestrado em Urbanismo pelo Mackenzie, em seu livro “Espaço público e urbanidade em São Paulo”(BEI Comunicação). Ele vai falar mais sobre esse tema no 2º Diálogos A Vida no Centro: A Retomada do Espaço Público, encontro de debates e networking que vai ser realizado nesta quarta-feira (26 de setembro), das 19h30 às 22h, na SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210).
Mauro será o convidado do talk show que vai abrir o evento. Mediado pelo jornalista Clayton Melo, confundador do A Vida no Centro, o papo tem como intenção refletir sobre a ocupação do espaço público em São Paulo, que vive um momento caracterizado pela busca da rua – por um universo cada vez maior de pessoas – como um local de encontro, diversidade, caminhadas, bicicletas e manifestações.
Desejo de reapropriação dos espaços públicos
No livro “Espaço público e urbanidade em São Paulo”, fruto da dissertação de mestrado de Mauro, o autor analisa a difícil relação da cidade com seus espaços ao longo da história e a volta do desejo de reapropriação nos últimos anos. O especialista aponta diversos indícios de revalorização do espaços públicos em São Paulo, como a efervescência do Carnaval, aumento do uso de bicicletas e a ressignificação de espaços como o Minhocão, hoje um oficialmente um parque e utilizado pela população para se passear, praticar esportes, diversão e convivência.
“O espaço público deveria ser o ponto de partida para o planejamento de uma cidade, e não aquilo que sobra de área livre depois da construção de todos os novos prédios. Não precisamos de mais lugares fechados; podemos fazer compras nas ruas, andar na rua, encontrar gente ao acaso na rua”, escreve Mauro no livro. “A parte mais importante está acontecendo agora: a vontade das pessoas de ir às ruas, andar, passear e construir uma cidade melhor”.
Doutorando em História do Urbanismo na FAU-USP, com uma pesquisa voltada à relação do pedestre com a cidade, Mauro Calliari também é autor do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão, que procura trazer o ponto de vista de quem anda na cidade para a discussão das políticas públicas. Também é palestrante em diversas instituições e membro fundador da ONG Cidade a pé.
O Diálogos A Vida no Centro é organizado pelo A Vida no Centro, hub de inovação e cultura do Centro de São Paulo criado pelos jornalistas Denize Baccocina e Clayton Melo, e será sediado na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, 210. A iniciativa conta com apoio do Restaurante Apfel e da SP Escola de Teatro.
Veja a programação completa da 2º Edição do Diálogos A Vida no Centro
19h30: Boas-vindas
20h às 21h: Talk show
Mauro Calliari: Administrador de empresas, mestre em urbanismo e responsável pelo blog “Caminhadas urbanas”, no portal do jornal O Estado de S.Paulo. Autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”.
Mediação: Clayton Melo, jornalista e cofundador do A Vida no Centro. Com MBA em Marketing pela FGV e passagens por diferentes veículos de imprensa – foi editor da revista Istoé Dinheiro, do jornal de economia Gazeta Mercantil e do site IDG Now!, entre outros. É um dos curadores do Festival Path, evento anual de inovação e criatividade.
21h às 22h – Debate: “A Retomada do espaço público”, com a participação de:
* Denize Bacoccina(moderadora): Jornalista, é cofundadora do A Vida no Centro. Trabalhou no jornal Estado de S.Paulo, na BBC Brasil – onde foi correspondente em Londres e Washington – e foi chefe da sucursal da Istoé Dinheiro em Brasília.
* Alê Youssef: Diretor da Casa do Baixo Augusta e do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, colunista da rádio CBN e mestre em filosofia política e gestor cultural.
*Mariane Broc: Sócia- diretora da Places for us, a primeira consultoria de Place Branding do Brasil. Jornalista com 20 anos de experiência na imprensa, com passagens pelos principais veículos da mídia televisiva. Atua com gestão de marcas na CEB+D Branding e Design e, na Places for us, coordena projetos de engajamento junto a comunidades durante o processo de pesquisa.
* José Police Neto: Vereador, é autor do Estatuto do Pedestre, estudioso das questões de mobilidade urbana e um dos autores da lei do Parque Minhocão.
* Luis Eduardo Brettas: Superintendente na SP urbanismo, coordena projetos de grande porte, como Praça da Sé, Praça da República, Parques Lineares, Copa do Mundo, Calçadões e Anhangabaú, entre outros.